Incorrígivel RAP

Domingo, 16 de Janeiro de 2011

'Operação Triunfo'

Vi uma única emissão do concurso 'Operação Triunfo' (RTP1). Não por nada. Simplesmente, nunca calhou. E quando nunca calha uma pessoa que vê tanta TV como eu passar ao lado de um programa há qualquer coisa que não bate certo. Mas vamos dar isso de barato. Mesmo que me tivesse cruzado com este concurso, mesmo que interessasse pela sua narrativa, tenho um problema de base com este concurso: dá argumentos bons a quem acha que o canal público devia ser privatizado.
Para avaliar da legitimidade de um programa na grelha de programação de um canal público faço-me várias perguntas:

- O que acrescenta de novo à oferta televisiva?

- É exibido num horário alternativo?

- É um formato inovador, com soluções únicas que, pelas suas características, tenha difícil aceitação num canal comercial? (É a caracteristica menos importante, porque a televisão é o que é, geralmente, este conceito serve apenas para 'desculpar' a existência de medíocre oferta televisiva.

 

Respostas:

Não acrescenta novidade. Aliás, foi feito para se parecer ainda mais com o 'Ídolos'.

Não é exibido em horário alternativo.

Não é novo, não é inovador.

 

Custa-me dizer isto, porque acho que o director de programas da RTP, José Fragoso, é sensato e sabe o que faz, mas desta vez o tiro foi completamente ao lado. A começar pelo logótipo (o microfone está parecido com um martelo).

 

 

 

Tags:

Publicado por Lina às 11:17

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

4 comentários:
De Anónimo a 17 de Janeiro de 2011 às 18:28
este progama nao tem nada de parecido com os idolos e mais apareçeu na nossa tv antes dos idolos...o logo tipo é a semelhança de todos os outros paises...aqui nao se faz o programa a pensar nas grandes audeiençias e essa é a grande diferença entre um canal publico e o resto. se estivessemos em Espanha este programa seria o preferido em relaçao ao outro de que fala. tem algum interese em que o canal publico seja mais um como os outros?


De Lina a 18 de Janeiro de 2011 às 21:49
Opinião registada, ainda que não tenha a certeza de ter entendido o seu ponto de vista. Parece-me uma mera opinião. Não entendo por que razão a escreve a coberto no anonimato.

Mantenho a minha opinião: OT não qualifica como programa para o canal público de televisão, quando propostas idênticas estão a ser feitas por canais comerciais.


De susana valente a 20 de Janeiro de 2011 às 17:42
Olá Lina,

De facto é muito triste criticar um programa quando o só viu uma vez e por mero acaso, será a Lina mais adepta de telenovelas? as quais nos fazem esquecer por alguns instantes a vida triste e monotonia do dia à dia? se assim é realmente percebo o porquê não ver bons programas com pessoas que cantam maravilhosamente.
Deixo-lhe um conselho: Seja mais observadora e atenta, antes de criticar o que quer que seja.


De Lina a 20 de Janeiro de 2011 às 22:35
Cara Susana,
obrigada pelo seu comentário/ crítica.
Apenas uma observação: o que critico na OT não tem a ver com a sua qualidade técnica, embora realmente não me tivesse chamado a atenção, mas sim a sua relevância num canal público.

De uma forma resumida, o que penso é que um programa como este não acrescenta nenhum ponto de vista ao trabalho que já é feito pelos canais comerciais.

Deveria este "tempo de antena" para oferecer um programa alternativo. Alargaria a escolha do espectador e, por outro lado, não comeria publicidade aos canais que vivem dela.

Não tenho qualquer problema com programas de gente que canta. O 'Dá-me Música', por exemplo, é no contexto da programação actual, um bom programa.

A parte das novelas, confesso que não entendi. Se as novelas me interessarem, vejo. Não é o caso com nenhuma neste momento.


Comentar post

Pesquisar este blog

 

Tags

"morangos"

"o grande dador"

"só visto"

"sobrenatural"

30 rock

5.º canal

a outra

axn

casamento de sonho

daytime

documentário

família superstar

fascínios

fox life

fox next

gato fedorento

globos de ouro

humor

luís filipe menezes

markl

meo

morangos

mundo

números

operação triunfo

pivôs

publicidade

quinto canal

reality shows

reflexão

rtp

rtp1

rtpn

séries

set

sic

sic notícias

sic radical

sócrates

top

tvi

tvi 24

tvi24

todas as tags

Arquivos

Março 2013

Junho 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Fevereiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

blogs SAPO

subscrever feeds