Incorrígivel RAP

Quarta-feira, 24 de Setembro de 2008

"Zé Carlos" ou um mau nome para programa de TV

O novo programa dos "Gato Fedorento" (estreia a 5 de Outubro na SIC) se vai chamar "Zé Carlos". Assim, tão somente.  De falta de originalidade ninguém os pode acusar, o que eu gostaria de saber é como se chega a este nome.


A primeira vez  que ouvi falar nisto foi naquela iniciativa sem pena nem glória que deu pelo nome de ""SIC - A Televisão da Minha Vida". A Vanessa Oliveira pergunta-lhes o nome do novo programa e eles dizem "Zé Carlos". No dia seguinte, o "Correio da Manhã" traz isso na sua última página. Nesse mesmo dia parece que as Produções Fictícias se escangalharam a rir percebendo que esta sandice estava impressa e já corria Portugal de lés a lés. Até aqui tudo bem. Depois eles, Gatos, devem achar que isto era ouro sobre azul e alguém, alguém próximo, entendido e seguramente alguém que gosta do trabalho de Ricardo Araújo Pereira, Zé Diogo Quintela, Tiago Dores e Miguel Góis lhes disse: "Eh, pá! Genial!". E ficou. Estas pessoas mereciam 1) ser presas 2) levar com um pano encharcado na tromba.

Até tenho uma certa vergonha de pôr em causa este nome só por ser diferente (e quando digo diferente é mesmo com a intenção de dizer diferente, não é essa modernidade de chamar diferente a tudo o que é bom). Sobretudo tendo em conta os CV destes quatro. Está provado que sabem o que fazem. Mas, sinceramente, vou pôr. Ponho em causa que "Zé Carlos" seja um nome adequado para um programa de televisão.


Acredito é que os Gato Fedorento já chegaram àquele ponto em que toda a gente está tão louca por eles que um deles suspira e o resto do País parte o côco a rir, o que é um cenário mais patético do que ir ver o "Man on The Moon" e metade da sala estar a fingir que está a achar o filme super-hiper-cómico para grande incómodo dos restantes. Mas que se lhe vai fazer? Toda a gente acha que eles são espectaculares, deu-lhes anúncios em que eles são de outra galáxia, páginas e páginas de reportagens e agora temos todos de nos aguentar. Se eles tiverem a mania que são estrelas, a culpa é nossa. Se acharam que são os melhores do mundo, a culpa é nossa. E, pela mesma ordem de razões (uma certa impunidade), se eles acham que chamar "Zé Carlos" ao programa é bom, a culpa é nossa. Criámos um monstro.


 




Publicado por Lina às 22:20

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

1 comentário:
De Pedro Pereira a 26 de Janeiro de 2009 às 22:58
Quanto ao nome do programa, talvez não seja adequado classificar como fruto de "falta de originalidade", eu apostaria em irrverência e simplicidade. Se a senhora criasse um programa televisivo de humor, certamente não o chamaria de "Zé Carlos", isto porque 1) não se lembraria 2) não arriscaria, pois nomes normais é que são fixes.
Quanto ao facto de "eles suspirarem e nos acharmos piada", acho não é nada mais nada menos que uma questão de moda - Moda esta que um dia acabará, como acontece sempre.
Não duvbido do valor deles, e mesmo que a moda "Gato Fedorento" acabe, por todo o talento e por tudo o que já fizeram, merecem sempre um lugar no meu espaço Cultural. Para sempre.
Cumprimentos


Comentar post

Pesquisar este blog

 

Tags

"morangos"

"o grande dador"

"só visto"

"sobrenatural"

30 rock

5.º canal

a outra

axn

casamento de sonho

daytime

documentário

família superstar

fascínios

fox life

fox next

gato fedorento

globos de ouro

humor

luís filipe menezes

markl

meo

morangos

mundo

números

operação triunfo

pivôs

publicidade

quinto canal

reality shows

reflexão

rtp

rtp1

rtpn

séries

set

sic

sic notícias

sic radical

sócrates

top

tvi

tvi 24

tvi24

todas as tags

Arquivos

Março 2013

Junho 2011

Abril 2011

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Novembro 2010

Fevereiro 2010

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Setembro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

blogs SAPO

subscrever feeds